O Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da Universidade de São Paulo foi fundado em 1971 e é o único no Brasil em sua especialidade. Oferece a seus discentes uma sólida formação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) em estudos linguísticos, literários, culturais e tradutológicos referentes à língua alemã e aos países que dela fazem uso, em diálogo constante com a língua portuguesa e a cultura brasileira.
Os estudos realizados no âmbito do Programa estão organizadas em uma Área de concentração (Língua e Literatura Alemã) e duas Linhas de pesquisa:
No âmbito dos Estudos de Literatura, Cultura e Tradução, desenvolvem-se pesquisas sobre as literaturas em língua alemã, a partir de suas relações com disciplinas afins, tais como estudos culturais, história, filosofia, ciências sociais, comunicações, artes, novas mídias e tradução. As pesquisas dão especial importância à análise dos textos e à construção de abordagens teórico-metodológicas condizentes com os fins dos estudos. Nesta linha, estuda-se também o fenômeno da tradução enquanto processo de transferência cultural. Os projetos atualmente em curso e suas equipes podem ser consultados aqui.
A linha de pesquisa Alemão como Língua Estrangeira (ALE), Linguística e Tradução contempla aspectos históricos e didáticos do ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira, sobretudo no contexto brasileiro, especificidades gramaticais da língua alemã em diferentes contextos e pesquisas em linguística contrastiva (português/alemão). Nesta linha, também são estudadas as condicionantes de textos de especialidade, tendo em vista suas diversas interfaces com as respectivas áreas do conhecimento, culturas e convenções linguísticas, e as consequências para a tradução, bem como aplicações e abordagens teóricas na interface das teorias da tradução com a filosofia da linguagem. Os projetos em andamento podem ser consultados aqui.
A produção intelectual de nossos docentes, que possuem pós-doutorado em instituições renomadas do Brasil e do exterior e ampla experiência de pesquisa e orientação, é reconhecida nacional e internacionalmente. Também contamos com a presença de docentes de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Desde 1997, editamos a Pandaemonium Germanicum. Revista de Estudos Germanísticos, altamente conceituada e reconhecida pela comunidade acadêmica (Scielo/Qualis A1).
A Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da USP já formou cerca de 300 docentes e pesquisadores na área de Estudos Germanísticos, que hoje atuam como docentes em outras universidades públicas brasileiras, em colégios e escolas de língua estrangeira e em áreas ligadas à tradução e cultura (veja em: Egressos). Por ser um núcleo de excelência de conhecimentos na área, também recebe pós-doutorandos de diversas regiões do Brasil (veja em Pós-docs).
Para estudar conosco, consulte o link de Ingresso. O Processo seletivo que acontece duas vezes ao ano.
Veja nosso vídeo de apresentação!
Última atualização: 22 de fevereiro de 2022