Edital do Processo Seletivo

Instruções para o Processo Seletivo de Pós-Graduação para o 1º Semestre de 2023

Serão abertas entre 01 e 10 de agosto de 2022, as inscrições para o Processo Seletivo para o 1º Semestre de 2023, com vagas para Mestrado/Doutorado,  junto ao Programa de  Pós-Graduação Língua e Literatura Alemã do Departamento de Letras Modernas. Devido a instabilidade da pandemia, todo processo seletivo, excepcionalmente, será na modalidade à distância. Leiam as instruções abaixo:
Todas as informações sobre o processo podem ser obtidas no Departamento de Letras Modernas pelo site http://dlm.fflch.usp.br/, ou junto ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH  no link  http://pos.fflch.usp.br/processo-seletivo-para-ingresso-no-mestrado-ou-doutorado


O processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Língua e Literatura Alemã acontece duas vezes ao ano (inscrições em março e agosto) e está dividido em quatro etapas: i) análise e arguição do projeto de pesquisa; análise do currículo vitae (no modelo Lattes); iii) prova de conteúdo; iv) prova de proficiência. Todas as fases são detalhadamente descritas em editais. As etapas não são eliminatórias e seu resultado é válido por dois anos.
É oferecida ao menos uma vez ao ano uma Oficina para apresentação do Programa e esclarecimentos sobre o processo seletivo a possíveis candidatos. Em 2022, ela aconteceu dia 25 de fevereiro. O evento foi gravado e está disponível para todos os interessados.

Sobre a documentação: Antes de iniciar a inscrição tenha disponível todos os arquivos,  não poderão ultrapassar 15 MB. Acesse o edital através do menu "Edital" ao final da página para saber qual é a documentação necessária.
- Aos candidatos que não possuem CPF: A informação de que é possível fazer a inscrição do CPF online, inclusive sendo estrangeiro através dos links da Receita Federal, e para ter acesso aos formulários de inscrição,  os brasileiros/estrangeiros poderão acessar o link abaixo, o serviço é gratuito:
Link para formulário de inscrição no CPF para brasileiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.as
Link para formulário de inscrição no CPF para estrangeiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoCpfEstrangeiro/default.asp

[Atenção]: os estrangeiros que não consigam gerar o CPF, devem digitar nesse campo 11 vezes o número 9 (99999999999);Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados,  e também fora dos critérios abaixo: 
O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)

- Para candidatos ao Mestrado, sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: deve preencher Termo de Compromisso, que deve vir assinado, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até  o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes(baixar arquivo  no final da página). 
Para candidatos ao Doutorado, sem o Diploma de Mestrado:  Na falta do diploma poderá anexar a ata de defesa, ou Certificado de defesa, ou Termo de Compromisso que deve vir assinado, para aqueles que aguardam a defesa, pelo qual se compromete fazer a defesa até último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo  no final da página). 
-  Para candidatos que concluir o Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição o modelo de declaração, preenchida pela Universidade de origem (baixar arquivo  no final da página).
Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (deve ser solicitado, pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição, para saber mais informações clique aqui).

A inscrição será cancelada se a documentação não estiver de acordo com o edital publicado em Diário Oficial,
 e ao final do período de inscrição, o candidato será avisado por e-mail. Por isso, antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do programa de interesse e faça a inscrição nos formulários no final da página:

  • Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, de acordo ao seu curso escolhido;
  • Antes de finalizar sua inscrição faça uma revisão de todos os campos do formulário a fim de que nenhuma informação ou documento fique faltante;
  • O formulário de inscrição está configurado para não permitir mais de uma inscrição no mesmo programa para o mesmo candidato;
  • Todas as informações solicitadas no formulário de inscrição são importantes e obrigatórias, principalmente o e-mail, pois é através dele que o candidato receberá a confirmação da realização da sua inscrição;
  • Se o campo de e-mail for digitado incorretamente o candidato não receberá a confirmação, o que poderá lhe causar prejuízo durante o processo seletivo;
  • Após a leitura atenta do edital correspondente ao programa de interesse e após feita a digitalização em formato PDF da documentação exigida clique no botão "Inscreva-se" abaixo para efetuar a sua inscrição;
  • As informações aqui fornecidas são de total responsabilidade do candidato, estando o mesmo ciente de que a falta de algum documento ou a inveracidade de alguma informação acarretará no indeferimento de sua inscrição, estando assim impossibilitado de dar prosseguimento no processo de seleção;
  • Gere o boleto de inscrição através do link "Boleto de Inscrição". Após feito o pagamento, gere um arquivo em formato PDF do comprovante.  Você precisará dele para fazer sua inscrição;
  • Sobre Isenção da Taxa de inscrição: Os pedidos devem ser inseridos no formulário de inscrição, no lugar do comprovante da taxa pagamento. (Leia aqui).

Procure fazer a inscrição apenas 1 (uma) vez,  não deixe de preencher  campos importantes para não dar erro, porque todos recebem uma cópia da inscrição como confirmação.
Não deixe sua inscrição para o último momento, pois o sistema poderá  sofrer instabilidade devido ao grande número de acessos.  As inscrições NÃO SERÃO RECEBIDAS FORA DO PRAZO e NEM PRORROGADAS, em nenhuma hipótese. O prazo de inscrição terminará impreterivelmente dia 10/08/2022. Se tiver problemas, tente sempre mais de um navegador para efetuar sua inscrição.           

Edital: 1º Semestre de 2023: Clique para visualizar


- Língua e Literatura Alemã

Formulário de Inscrição - Clique aqui 

Clique no nome do programa para visualizar o formulário de inscrição, e fazer a inscrição:
(O formulário de inscrição será aberto apena no período de inscrição, e o candidato receberá a cópia da inscrição, no seu e-mail, como  confirmação,  no final da sua inscrição).

- Língua e Literatura Alemã

Formulários e declarações para baixar

- Candidatos ao mestrado, sem o Título da Graduação, aguardando colação de Grau

- Candidatos ao doutorado, sem obtenção do Título de Mestre, aguardando a defesa

- Títulos obtidos no Brasil (fora da USP) e que ainda não receb​eram o Diploma de Mestrado

Cronograma das Etapas
Informações sobre a Prova de Proficiência em Língua Inglesa, entre em contato   Centro de Línguas da FFLCH-USP.
Entrega dos Projetos: 31/10
Prova Escrita: 10/11
Arguição e Análise de projetos aprovados: 11/11
Divulgação dos orientadores: 16/11 a 18/11
 
Bibliografia para a Prova de Conteúdo

A bibliografia para a prova de conteúdo para os cursos de Mestrado e Doutorado deve ser consultada neste site. Para solicitar a senha de acesso, os candidatos devem escrever ao email: ppg.alemao@usp.br

Resultados das Etapas de Seleção do Processo Seletivo

Resultado do Exame de Proficiência realizados pelo Centro de Línguas (Não está disponível)
Inglês: CLIQUE AQUI

Resultados finais e confirmação de matrícula
Para confirmação de interesse de matrícula, o(a) candidato(a) selecionado deve: Preencher e assinar o documento confirmação de interesse.