- Instruções para o Processo Seletivo de Pós-Graduação para o 1º Semestre de 2026
-
Serão abertas entre 01 e 17 de agosto de 2025, as inscrições para o Processo Seletivo para o 1º Semestre de 2026, com vagas para Mestrado/Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã do Departamento de Letras Modernas. No processo seletivo algumas etapas serão na modalidade à distância. Leia as instruções abaixo.
O processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Língua e Literatura Alemã acontece duas vezes ao ano (inscrições em março e agosto) e está dividido em quatro etapas: i) prova de proficiência, ii) prova de conteúdo, iii) análise e arguição do projeto de pesquisa e do CV, iv) atribuição dos orientadores. Todas as fases são detalhadamente descritas em editais. As etapas não são eliminatórias e cada resultado parcial é válido por dois anos.
Clique aqui para ver Apresentação do processo seletivo do PPG Letras (Língua e Literatura Alemã) da USPO programa oferece oficinas para apresentação do Programa e esclarecimentos sobre o processo seletivo a possíveis candidatos.
Aqui encontram-se informações sobre a bibliografia para a prova de conteúdo para os cursos de Mestrado e Doutorado. O acesso aos textos teóricos, depositados aqui, deve-se solicitar via email: ppg.alemao@usp.br
Sobre a documentação: Antes de iniciar a inscrição tenha disponível todos os arquivos, que não poderão ultrapassar 15 MB. Acesse o edital através do menu "Edital" ao final da página para saber qual é a documentação necessária. Os documentos devem ser digitalizados em arquivo pdf. Não serão aceitos documentos fotografados e depois convertidos em pdf.
- Aos candidatos que não possuem CPF: nos links abaixo é possível solicitar este documento.
Link para formulário de inscrição no CPF para brasileiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.as
Link para formulário de inscrição no CPF para estrangeiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoCpfEstrangeiro/default.aspAtenção: os estrangeiros que não conseguem gerar o CPF devem digitar nesse campo 11 vezes o número 9 (99999999999).
Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados.
Os arquivos PDF dos diplomas devem conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado aqui
A inscrição será indeferida se a documentação não estiver de acordo com o edital publicado em Diário Oficial, e, ao final do período de inscrição, o candidato será avisado por e-mail sobre isso. Por isso, antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do programa e faça a inscrição nos formulários no final da página:
- Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, de acordo ao seu curso escolhido;
- Antes de finalizar sua inscrição faça uma revisão de todos os campos do formulário a fim de que nenhuma informação ou documento fique faltando;
- O formulário de inscrição está configurado para não permitir mais de uma inscrição no mesmo programa para o mesmo candidato;
- Todas as informações solicitadas no formulário de inscrição são importantes e obrigatórias, principalmente o e-mail, pois é através dele que o candidato receberá a confirmação da realização da sua inscrição;
- Se o campo de e-mail for digitado incorretamente o candidato não receberá a confirmação, o que poderá lhe causar prejuízo durante o processo seletivo;
- Após a leitura atenta do edital do processo seletivo do programa e após a digitalização em formato PDF da documentação exigida clique no botão "Inscreva-se" para efetuar a sua inscrição;
- As informações aqui fornecidas são de total responsabilidade do candidato, estando o mesmo ciente de que a falta de algum documento ou a inveracidade de alguma informação acarretará no indeferimento de sua inscrição, estando assim impossibilitado de dar prosseguimento no processo de seleção;
- As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os e pardas/os, indígenas e quilombolas poderão optar por participar da Política de Ações Afirmativas. Para tanto, no ato da inscrição, deverão anexar o Formulário de Autodeclaração, (baixar Formulário de Autodeclaração);
- Gere o boleto de inscrição através do link "Boleto de Inscrição". Após feito o pagamento, gere um arquivo em formato PDF do comprovante. Você precisará dele para fazer sua inscrição;
- Sobre Isenção da Taxa de inscrição: Os pedidos devem ser inseridos no formulário de inscrição, no lugar do comprovante da taxa pagamento. (Leia aqui).
Procure fazer a inscrição apenas 1 (uma) vez. Não deixe de preencher campos importantes. Todos os inscritos recebem uma cópia da inscrição como confirmação.
Não deixe sua inscrição para o último momento, pois o sistema pode sofrer instabilidade devido ao grande número de acessos perto do prazo final das inscrições.
As inscrições NÃO SERÃO RECEBIDAS FORA DO PRAZO e NÃO SERÃO PRORROGADAS. O prazo de inscrição terminará impreterivelmente dia 17/08/2025. Se tiver problemas de acesso, tente fazer a inscrição em um navegador diferente.
- Edital: 1º Semestre de 2026: Clique para visualizar
- Formulário de Inscrição - Clique para visualizar
-
Clique no nome do programa para visualizar o formulário de inscrição, e fazer a inscrição:
(O formulário de inscrição será aberto apenas no período de inscrição, e o candidato receberá a cópia da inscrição, no seu e-mail, como confirmação, no final da sua inscrição). - Cronograma das Etapas
-
Entrega dos Projetos: 06/10/2025 (2ª-feira) Prova de Proficiência em Alemão:
A prova será realizada presencialmente no Edifício de Letras na plataforma onset.de. A prova pode ser realizada também em outros centros e outras datas; nesses casos os candidatos devem enviar o resultado até o dia 22 de setembro de 2025.15/10/2025 (4ª-feira) às 14h00 Prova Escrita: 22/10/2025 (4ª-feira), das 14h00 às 16h30
Arguição e Análise de projetos aprovados: 29/10/2025 (4ª-feira)
Divulgação dos orientadores: 29/10/2025 a 04/11/2025
- Formulários e declarações para fazer download
-
- Candidatos ao mestrado, sem o Título da Graduação, aguardando colação de Grau
- Candidatos ao doutorado, sem obtenção do Título de Mestre, aguardando a defesa
- Títulos obtidos no Brasil (fora da USP) e que ainda não receberam o Diploma de Mestrado
- As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os e pardas/os
- Bibliografia para a Prova de Conteúdo
-
Aqui encontram-se informações sobre a bibliografia para a prova de conteúdo para os cursos de Mestrado e Doutorado. O acesso aos textos teóricos, depositados aqui, deve-se solicitar via email: ppg.alemao@usp.br
- Homologação da documentação
-
Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF. Não serão aceitos documentos fotografados e depois convertidos em pdf, ou de baixa qualidade de nitidez.
Os arquivos PDF dos diplomas devem conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado aqui
Não será aceito carteira de habilitação no lugar do RG.
Para candidatos ao Mestrado ainda sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: preencha e assine o Termo de Compromisso, pelo qual você se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo no final da página).
Para candidatos ao Doutorado ainda sem o Diploma de Mestrado: Na falta do diploma pode-se anexar a ata de defesa, ou certificado de defesa. Para aqueles que aguardam a defesa: preencha e assine o Termo de Compromisso, pelo qual você se compromete a fazer a defesa até último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo no final da página).
Para candidatos que concluíram o Mestrado fora da USP: entregue, junto com a inscrição, o modelo de declaração, preenchido pela universidade de origem (baixar arquivo no final da página).
Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em universidades estrangeiras, e que dependem do Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou da Equivalência de Título de Mestre: tanto o pedido de reconhecimento, quanto de equivalência deve ser solicitado pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição. Para saber mais informações clique aqui.
Se a documentação não estiver de acordo com as instruções, a inscrição será indeferida, e ao final do período o candidato será avisado por e-mail.
- Resultados das Etapas de Seleção do Processo Seletivo
-
Resultado do Processo Seletivo - 1° Semestre de 2026
Resultado do Processo Seletivo após arguição do projeto
Mestrado/doutoradoLista de definição do orientador
Mestrado/doutorado
Resultados finais e confirmação de matrícula
Para confirmação de interesse de matrícula, o(a) candidato(a) selecionado deve preencher e assinar o documento da confirmação do interesse.