
Formada em Letras/Alemão pela UNESP (2009), Mestrado em Linguística Aplicada, na subárea de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFMG (2012), Doutorado em Linguística Aplicada, na subárea de Estudos da Tradução pela UFMG (2016), com Estágio Sanduíche na Ludwig Maximilians Universität München (LMU), Alemanha (2014/2015). Durante o doutorado atuou como docente na área de ensino de Português Língua Adicional na mesma universidade. Desde 2018 é docente de Língua e Linguística Alemã no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Em 2021 recebeu o Prêmio Internacional Jacob- und Wilhelm Grimm Förderpreis do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Atualmente é Editora Chefe da Revista Pandaemonium Germanicum e Vice Diretora do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com foco em pragmática, ensino e perspectivas contrastivas; Estudos Interculturais; Ensino e Aprendizagem de Alemão e Português como Língua Adicional em contexto universitário; Análise e Elaboração de Materiais Didáticos para o ensino de Línguas Adicionais.
Publicações recentes:
- SCHMIDT, C. M.; AQUINO, M. O papel de materiais autênticos para a compreensão auditiva no ensino do alemão como língua adicional: uma proposta de sequência didática para turmas iniciais a partir de um Kurzfilm.. PANDAEMONIUM GERMANICUM, v. 28, p. e240028, 2025.
- AQUINO, M. Flipped classroom as a learning proposal in academic contexts: an experience in an initial group of German as an additional language. KONTEXTE: Internationales Journal zur Professionalisierung in Deutsch als Fremdsprache, v. 2, p. 136-146, 2024.
- AQUINO, M. Die Modalpartikel und ihre funktionalen Äquivalente im Portugiesischen. Kontrastive Pragmatik. Wege der Germanistik in transkultureller Perspektive. Jahrbuch für internationale Germanistik, v. 6, p. 183-194, 2023.
- AQUINO, M.. Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching modal particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format. PANDAEMONIUM GERMANICUM, v. 49, p. 170-195, 2023.
- AQUINO, M.; FERREIRA, M. V. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, e1709, 2023.
Língua Alemã em Contexto: o papel da pragmática, discurso e letramentos na construção de sentido