E-mail
marcosfilho@usp.br
Foto
Marcos
Resumo

Marcos Araújo Filho é professor de língua/ linguística alemã no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Formado em Letras Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutor em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2023). No mestrado, pesquisou com auxílio de bolsa CAPES/CNPQ a produtividade do prefixo ver- na língua alemã sob a perspectiva da linguística cognitiva e, no doutorado, investigou a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) em contexto de ensino bilíngue. Antes de atuar no ensino superior, foi professor de alemão no Ensino Fundamental em escolas internacionais alemãs de São Paulo. Atualmente orienta trabalhos acadêmicos na graduação e na pós-graduação na área didática, novas mídias e ensino de alemão como língua estrangeira / adicional. Seu foco de pesquisa é ensino e aprendizado de línguas com uso de novas tecnologias.

Linha de Pesquisa

Publicações recentes:

ARAÚJO FILHO, M. A. A.; ROZENFELD, C. C. F. Para além do quadro negro: as TDICs no ensino de Alemão em escolas públicas. PANDAEMONIUM

GERMANICUM (IMPRESSO), v. 28, p. 1-26, 2025. ROZENFELD, C. C. F.; ARAÚJO FILHO, M. A. A. Entre cliques e cadernos: práticas, ferramentas e estratégias na aprendizagem de língua e culturas alemãs. In: Mônica Ferreira Mayrink; Heloisa Albuquerque-Costa; Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld; Letícia de Souza Gonçalves. (Org.). Entre cliques e cadernos: práticas, ferramentas e estratégias na aprendizagem de língua e culturas alemãs. 1ed.Campinas: Pontes, 2025, v. 1, p. 151-171.

ARAÚJO FILHO, MARCOS ANTÔNIO ALVES. Interlíngua x translinguajar: diferenças e intersecções dos conceitos. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 25, p. 250-272, 2022.

Orcid
0000-0002-6866-7640