
Professora de língua/linguística alemã e metodologia de ensino no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2009). Realizou pesquisas de pós-doutoramento na Universidade de Augsburg, Alemanha (2018), e na Universidade de Viena, Áustria (2020). De 2018 a 2024 atuou como editora-chefe da revista de estudos germanísticos Pandaemonium Germanicum (A1). Orienta trabalhos de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira/adicional em nível de graduação e pós-graduação. Suas áreas de interesse incluem abordagens críticas no ensino-aprendizagem de língua alemã, princípios didático-metodológicos, análise e produção de material didático, formação de professores, políticas linguísticas e a história do ensino de alemão no Brasil. Participa do grupo de pesquisa Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários, cadastrado no CNPq.
Publicações recentes
- Uphoff, Dörthe; Cadarço, Wadson José Mendes. Synergien schaffen: Bericht über ein Kooperationsprojekt in der Grundausbildung von Deutschlehrenden an der Universität São Paulo. Kontexte. Internationales Journal zur Professionalisierung in Deutsch als Fremdsprache, v. 2, p. 123-133, 2024. https://kontexte-journal.org/kontexte/article/view/Uphoff/64
- Arantes, Poliana; Uphoff, Dörthe (orgs.). Ensinar alemão em tempos de (pós-) pandemia. Campinas: Mercado de Letras, 2022. 536p. https://www.mercado-de-letras.com.br/livro-mway.php?codid=790
- Uphoff, Dörthe. Schulischer Fremdsprachenunterricht in Brasilien im Blickfeld einer wissenssoziologischen Diskursforschung. In: Bosančić, Saša; Keller, Reiner (orgs.). Diskurse, Dispositive und Subjektivitäten. Anwendungsfelder und Anschlussmöglichkeiten in der wissenssoziologischen Diskursforschung. Wiesbaden: Springer VS, 2022, p. 55-72.
- Voerkel, Paul; Uphoff, Dörthe; Gruhn, Heike (orgs.). Germanistik in Lateinamerika. Entwicklungen und Tendenzen. Göttingen: Universitätsverlag, 2021. 501p. https://univerlag.uni-goettingen.de/handle/3/isbn-978-3-86395-517-5
- Uphoff, Dörthe. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 43, p. 38-65, 2021. https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182285/169057
Educação crítica de/em língua alemã: propostas didáticas e cenários possíveis