Dörthe Uphoff

dorthe@usp.br
Dörthe
Resumo

é professora de língua alemã e metodologia de ensino no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2009). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Augsburg, Alemanha (2018). Orienta trabalhos de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira em nível de graduação e pós-graduação. Suas áreas de interesse incluem questões de poder no ensino de línguas, princípios metodológicos, material didático, formação de professores e a história do ensino de alemão no Brasil. Editora-chefe da revista de estudos germanísticos Pandaemonium Germanicum (A1) desde março de 2018.