13 o Congresso Brasileiro de Professoras/es de Alemão (BraDLV)

Tipo do evento
Evento
Início do evento
ter, 07/28/2026 - 00:00
Final do evento
qui, 07/30/2020 - 00:00
Final da inscrição
Descrição

imagem de divulgação

 

 

Primeira chamada para trabalhos

O 13 o Congresso Brasileiro de Professoras/es de Alemão convida docentes, pesquisadores e instituições a contribuir com trabalhos e experiências sobre o ensino e aprendizagem do alemão diante das mudanças sociais, políticas e tecnológicas atuais.

O Congresso será organizado de acordo com os seguintes temas e seções:

Vertente A –Temas transversais:

  • A1: Inteligência artificial em contextos de ensino e aprendizagem de Alemão
  • A2: Aprender alemão com mídias digitais: multimodal, colaborativo e móvel
  • A3: Inclusão e diversidade
  • A4: Políticas linguísticas e plurilinguísmo
  • A5: Aprendizagem estética e criativa de alemão com mídias diversas
  • A6: Ensino crítico e discursivo de alemão
  • A7: Mediação, tradução e interpretação na aula-DaF: abordagens atuais e desafios

Vertente B – Público-alvo e desafios específicos

  • B1: Alemão para crianças
  • B2: Alemão para adolescentes
  • B3: Alemão para adultos
  • B4: Alemão em contextos acadêmicos
  • B5: Alemão para mobilidade profissional
  • B6: Formação e especialização profissionais
  • B7: Conteúdos, competências e avaliações

Como submeter trabalhos?

Os resumos devem ser enviados até o dia 30 novembro de 2025, através do formulário.

 

A decisão sobre aceitação será comunicada até o final de dezembro 2025. Os resumos devem ser redigidos em alemão (língua oficial do congresso). Workshops Workshops de apoio à redação dos resumos serão oferecidos no dia 30 de outubro de 2025
às 13h e às 18h, neste link.

 

Formatos de trabalho:

1. Comunicação científica: 20min de apresentação + 10min de debate
2. Relato de experiência/exemplo prático: 20min de apresentação + 10min de
discussão
3. Impulso para discussão: 10min de fala + 20min de debate mediado
Também são bem-vindas apresentações em duplas (“pesquisa e prática”), formatos
participativos ou de caráter estético-criativo
Critérios de avaliação:
Serão considerados:

  • relevância e atualidade do tema;
  • clareza e coerência teórico-metodológica;
  • potencial de contribuição científica ou prática;
  • adequação ao tema da seção;
  • pertinência ao contexto do ensino de alemão no Brasil.

Contatos: