Leide Freiberguer Aranovich

leide.freiberger@gmail.com
Leide
Resumo

Possui graduação em Bacharelado em Língua Alemã pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e graduação em Letras - Língua Alemã e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Entre 2007 e 2008 estudou, com a bolsa de estudos recebida pela ALTANA-Stiftung, um ano na Technische-Universität-Dresden. Trabalhou dois anos como professora de alemão no ensino fundamental no Colégio de Aplicação/UFSC, assim como professora de alemão no curso extracurricular da UFSC. Também foi responsável pela montagem do ambiente moodle do curso presencial de Letras- Língua Alemã e Literaturas, no ano de 2011. No ano 2012 fez um estágio no Colégio Humboldt/SP, Referendariat, um programa de aperfeiçoamento para professores de alemão como língua extrangeira com mais de 1000 horas de formação. Fazendo parte deste programa a estadia de quase dois meses na Universidade de Jena (Friedrich-Schiller-UniversitÄt Jena), participando de diferentes seminários, visitando escolas da região e exercitando a prática do ensino da língua alemã como lingua extrangeira (UPÜ- Unterrichtspraktische Übungen). No ano de 2015, através da escola e do PAD (Pädagogischer Austauschdienst), fez um ano de formação na Alemanha, trabalhando como professora no nível equivalente ao Fundamental II. Durante este período também frequentou algumas cadeiras na Universidade de Mainz (Johannes GutenbergUniversität-Mainz), desenvolveu um projeto, que foi desenvolvido na escola e participou de outros cursos de formação que faziam parte do programa de aperfeiçoamento. Hoje atua como professora no Colégio Humboldt nos níveis Fundamental II e no Ensino Médio. Também teve a oportunidade de no ano de 2013 atuar no nível fundamental I. (Texto informado pelo autor)