Celeste Ribeiro de Sousa

celeste@usp.br
foto Celeste R Sousa

Pós-dra. (Teoria Literária e Lit. Comparada - USP/Uni. Köln); dra. (Lit. Alemã - USP/Uni. Köln); mestre (Lit. Al. - USP); bacharel e licenciada (Língua e Lit. Alemã, Língua e Lit. Inglesa, Língua Portuguesa e Lit. de Língua Portuguesa - USP). Pesquisadora visitante do "Deutsches Literaturarchiv Marbach" e da "Stiftung Preussischer Kulturbesitz" (Alemanha). Profa. visitante da Uni. Bielefeld (Alemanha 2006). Bolsista do DAAD, do Goethe Institut, da CAPES e do CNPQ (Prod. em Pesquisa 1C de 1993 a 2001). Profa. sênior do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da Universidade de São Paulo, que coordenou em 1996 e 1997. Fundou e coordena o Grupo de pesquisa RELLIBRA, credenciado na USP e no CNPq, onde desenvolve, entre outros, o projeto Literatura Brasileira de expressão alemã. Pesquisadora do GT "Literaturas Estrangeiras" da ANPOLL, que coordenou de 2004 a 2008, e do GT "Tempo, memória e pertencimento" do IEA-USP. Parecerista da FAPESP, da CAPES, da HUMBOLDT STIFTUNG entre outros. Tem experiência: literaturas de língua alemã e literatura comparada (imagologia, recepção, literatura de imigração, estudos culturais).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6044-8921