Willi Bolle

willibolle@yahoo.com
Willi Bolle

Stefan Wilhelm (Willi) Bolle é professor titular de Literatura na Universidade de São Paulo. Fez o doutorado em Literatura Brasileira (na Universidade de Bochum/Alemanha) com uma tese sobre a técnica narrativa de Guimarães Rosa, e a livre-docência em Literatura Alemã (na USP) com uma tese sobre Walter Benjamin e a cultura da República de Weimar. Suas pesquisas tratam da Modernidade no Brasil e na Alemanha, na intersecção da Literatura com a História. É autor dos livros Fisiognomia da metrópole moderna (São Paulo, Edusp, 2.a ed. 2000) e grandesertão.br ? o romance de formação do Brasil (São Paulo, Duas Cidades/ Editora 34, 2004), além de (co-) organizador de Amazônia ? região universal e teatro do mundo (São Paulo, Editora Globo, 2010). É também organizador da edição brasileira das Passagens, de Walter Benjamin (Belo Horizonte e São Paulo, EdUFMG e Imprensa Oficial, 2006) e (co-) organizador dos dois volumes Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs, e Relações entre Brasil e Alemanha na época contemporânea (ed.s bilíngues: alemão/português; Santos, Editora Brasileira, 2013 e 2015).