Juliana P. Perez

julianaperez@usp.br
Juliana

Formou-se em Letras (Português/Alemão) pela Universidade de São Paulo (1996); fez pesquisa de mestrado sobre Else Lasker-Schüler (2000) e de doutorado sobre Paul Celan (2005) no Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã. Foi bolsista da FAPESP e do DAAD, na RWTH-Aachen, entre 2002-2004, onde realizou pesquisa sob orientação do Prof. Dr. Axel Gellhaus. De 2006 a 2009, foi professora do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ. Desde 2009, é professora do Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP, no qual leciona diversas disciplinas sobre literatura de língua alemã. Interessa-se especialmente pela poesia de língua alemã (Paul Celan, Else Lasker-Schüler, entre outros), literatura austríaca, e pelas relações entre literatura e conhecimento. Fez pós-doutorado pela UNICAMP sobre a obra de Bruno Tolentino. É membro da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos (ALEG), da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) e do GT da ANPOLL Literatura e Sagrado. De 2009 a março de 2018 foi a editora responsável pela Revista Pandaemonium Germanicum (A1/Scielo). Foi também bolsista da Fundação Alexander von Humboldt (Bolsa CAPES/HUMBOLDT - Pesquisador experiente - ago./nov. 2015; Stuttgart; out.-dez.2016, Oxford/jan.-mar.2017, Stuttgart). Desde março de 2018, coordena o Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da FFLCH/USP.

Outros links: http://usp-br.academia.edu/JulianaPPerez

Artigos na mídia:

Bruno Tolentino: recordações em chiaroscuro (O Estado da Arte, 21/11/2020)

Livros proibidos, ou por que estupidificar uma população (Folha de São Paulo, 14/02/20)