Maria Helena V.Battaglia

mhvbattaglia@usp.br
Ma Helena

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é MS3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Linguística Alemãs, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada ao ensino do alemão como língua estrangeira, morfologia, sintaxe e semântica do alemão, análise contrastiva dos tempos verbais do passado no par de línguas alemão/ português. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as construções com verbo suporte e colocações encontradas em português e em alemão para editar um dicionário eletrônico bilemático com essas construções. Atualmente realiza pesquisa com Gramática de Construções e Gramaticalização na língua alemã.

Linha de Pesquisa

Alemão como Língua Estrangeira, Linguística e Tradução