Eventos e inovação

Jornada de literatura de expressão alemã 2023

14 a 17 de novembro de 2023

Visite a página da Jornada de literatura de expressão alemã 2023 aqui.

XV Jornada de Literatura Alemã

Vanguardas? 1800 – 1900 - 2000
16 a 21 de novembro de 2022

Leituras, oficinas, palestras!

BAIXE O PROGRAMA DA JORNADA

Leitura de Allegro Pastel, com Leif Randt

23 de junho de 2022 - Oficina: A Ficção entre Literatura e História

Com Luciana Villas Bôas (UFRJ, USP) e Henrique Moraes (USP)

Nesta oficina buscamos trazer a reflexão sobre o conceito de ficção para o âmbito da prática da análise textual. Num primeiro momento, discutiremos a história da distinção entre literatura e história, bem como proposições sobre a relação entre linguagem, história e ficção. Em seguida, tentaremos observar como são traçadas estas distinções em textos literários e assim investigar o que eles nos revelam sobre o nexo entre história e ficção. A oficina é aberta a todos os estudantes, de graduação e pós, da FFLCH. Os textos estarão disponíveis no original (alemão e inglês) e em traduções para o inglês e para o português. Os interessados devem escrever para henriqmoraes@yahoo.com.br até o dia 20 de junho. As vagas são limitadas.

das 14h às 18h, na sala 261 do Prédio de Letras (FFLCH/USP - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária)

Bibliografia
KOSELLECK, Reinhart. Fiktion und geschichtliche Wirklichkeit. In: Zeitschrift für Ideengeschichte, 3, 2007, 39-54. Disponível em: https://www.z-i-g.de/pdf/ZIG_3_2007_koselleck.pdf
_________________. Fiction and historical reality. In: Sediments of time. On possible histories. Trad. Stefan-Ludwig Hoffmann e Sean Franzel. Stanford: Stanford University Press, 2018, 10-23.
KLEIST, Heinrich von. Über die Allmähliche Verfertigung der Gedanken beim Reden. In: __________________.Sämtliche Erzählungen. Ed. de Klaus Müller-Salget. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2005.
KLEIST, Heinrich von. A elaboração progressiva do pensamento na fala. Trad. Carlos Alberto Gomes dos Santos. Floema. Caderno de Teoria e História Literária. Ano IV, n. 4ª, p. 75-80 out. 2008. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008.
KOMUNYAKAA, Yusef. Dien Cai Dau. Middletown: Wesleyan University Press, 1988.

20 de junho de 2022 - Mesa Redonda: A Literatura da Suíça em língua alemã: dois clássicos e a contemporaneidade

com Michael Schweizer (Cônsul geral adjunto da Suíça), Marcus Mazzari (DTLLC) e Helmut Galle (DLM)

das 14h às 16h, na sala 261 do Prédio de Letras (FFLCH/USP - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária)

17 de junho de 2022Lançamento do Livro O Tigre Azul